Bem vindo ao Blog da Mesa Tau


quinta-feira, 22 de julho de 2010

Dia 22 de julho - Dia do Cantor Lírico

O termo canto lírico subsuma a técnicas nas quais se canta o repertorio vocal da música clássica européia. O termo deriva do instrumento lira (gr: λύρα), uma harpa de sete sensatas que servia para acompanhar ao cantor em concursos de canto na Grécia]] antiga. O canto lírico distingue-se do canto popular pela pauta de encher um palco sem o uso de microfones, pela tesitura ampla do cantor e pelo ideal de som bem timbrado. A formação de cantor lírico é uma carreira em conservatorio. Dura comummente entre cinco e oito anos e em muitos países termina com um grau académico.
Na classificação de matizes vocais na canto operático, o uso do termo lírico é mais estreito. Costuma-se distinguir entre vozes líricas e vozes dramáticas. Enquanto na voz lírica domina a voz de cabeça e o bom mezza dei voce, a voz dramática é capaz de fortes acentos dramáticos, usando sobretudo a resonancia pectoral. Comummente, a voz lírica tem papéis mais virtuosos, mas canta sobre um acompañamiento menos em massa que a voz dramática.
O canto lírico é uma actividade artística praticada por milhares de pessoas em todo mundo. Trata de utilizar uma técnica que permite emitir sons e melodias, a um volume muito alto utilizando resonadores naturais situados entre o peito e a cabeça do ser humano, sem que por isso se deixe de compreender o conteúdo do que se canta. Pessoas que têm sido reconhecidas internacionalmentemente por dedicar ao canto lírico (entre muitíssimas outras) são Luciano Pavarotti, Enrico Caruso, Plácido Domingo, Maria Calas, Elena Obraztsova, Teresa Berganza, Alfredo Kraus, Montserrat Caballé, José Carreiras, Giuseppe Dei Stefano e Franco Corelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário