Bem vindo ao Blog da Mesa Tau


domingo, 18 de julho de 2010

Dai 18 de julho - Dia Nacional do Trovador

Muitos poetas a cultivaram, dentre os quais sobressai o nome de Luiz Otávio, pseudônimo usado pelo Dr. Gílson de Castro, carioca nascido em 18 de julho de 1916 e falecido em 1977. Além de incansável TROVADOR, foi responsável pela criação de JOGOS FLORAIS em várias partes do País. Presidente Perpétuo da UNIÃO BRASILEIRA DOS TROVADORES e PRÍNCIPE DOS TROVADORES DO BRASIL, mais que qualquer outro, incentivou o movimento trovadoresco brasileiro, com ação e com palavras:
“Por estar na solidão,
tu de mim não tenha dó;
com TROVAS no coração
eu nunca me sinto só.”
“A TROVA tomou-me inteiro!
tão amada e repetida
que agora traça o roteiro
das horas de minha vida.”
Ao postularmos a instituição do 18 de julho como o “Dia do TROVADOR”, desejamos homenagear o nascimento de Luiz Otávio, que amava trovar. Um afazer tão simples, mas que lhe bastava. Era o seu passatempo e a sua ocupação espiritual.
Ele e seus demais IRMÃOS TROVADORES não estão encurralados neste vasto mundo pleno de ameaças. Captam o que existe de melhor e que é ao mesmo tempo mais simples: a natureza, o cândido sorriso das crianças, a alegria de viver e o amor. Como o ascendente medieval, não se deixam tomar pelo pânico que invade cada época.
Não obstante já tenha sido instituído o “Dia Nacional do TROVADOR”, comemorado a 18 de julho, é nosso propósito homenagear, de modo especial, os TROVADORES MINEIROS, propondo a instituição do “DIA ESTADUAL DO TROVADOR” a ser comemorado naquela mesma data.
Que a nossa homenagem sirva como uma lição de simplicidade (tão bem transmitida pelos TROVADORES BRASILEIROS) aos que querem valorizar a todos custo as coias grandiosas, quase sempre inúteis à felicidade humana.
DEPUTADO AMILCAR PADOVANI.
CLP/DTL/HPS/nfp,
LEI Nº 441/87 COM APROVAÇÃO
em 27 DE NOVEMBRO DE 1987.

2 comentários:

  1. espero que também exista o dia do Gaiteiro gaúcho, barbaridade !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ser um dia nacional, lembrei dos trovadores de Aquitania, onde se inciou a lenda ou a história do Rei Arthur.

    ResponderExcluir