Bem vindo ao Blog da Mesa Tau


terça-feira, 11 de maio de 2010

A letra TAU é considerada como o símbolo de São Francisco de Assis

São Francisco de Assis continua sempre vivo, assim como sua mensagem de "viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo". Sua mensagem é universal, porque o próprio Evangelho que ele viveu de forma tão simples e tão humana, é universal. Usar, hoje, o TAU, significa abraçar Cristo, modelo do homem total, homem feliz. Significa comprometer-se com as exigências do Evangelho . Ser, como São Francisco, "mensageiros do Grande Rei!"
Toda a família franciscana nutre um grande carinho pelo TAU, fazendo dele seu distintivo e seu programa de vida. Mas não são só os franciscanos; também outras pessoas que se identificam interiormente com a mensagem de São Francisco de Assis, "o irmão universal", usam, com cada vez mais freqüência, o TAU como expressão da sua simpatia e do seu compromisso com os ideais do Santo de Assis.
São Francisco ficou vivamente impressionado com este apelo. Sentiu-se pessoalmente convocado a fazer conforme a Igreja lhe pedia: do apelo do Papa fez o programa da sua vida e apostolado e do sinal TAU fez o seu próprio distintivo.
Uma das mais preciosas lembranças de São Francisco de Assis é esse pergaminho, datado de 1224, escrito de próprio punho pelo Santo, conservado atualmente no Sacro Convento, em Assis.De um lado contem a oração
"Louvores a Deus", e, do outro, a "Bênção a Frei Leão".Em baixo do texto da "Bênção" há um TAU, sobre a cabeça. Com letras vermelhas, Frei Leão acrescentou o seguinte comentário: "Dois anos antes da sua morte passou o bem-aventurado Francisco a Quaresma no Monte Alverne (...). Depois duma visão e colóquio com um Serafim, e depois da impressão dos estigmas de Cristo no seu corpo, compôs ele estes Louvores e os escreveu de próprio punho no verso desta folha, rendendo graças ao Senhor pelo benefício recebido. O bem-aventurado Francisco escreveu esta bênção de próprio punho para mim, Frei Leão. Igualmente desenhou ele de próprio punho este sinal T com a cabeça."

Nenhum comentário:

Postar um comentário