Bem vindo ao Blog da Mesa Tau


segunda-feira, 24 de maio de 2010

Dia 24 de Maio - Dia da Tríplice Deusa

A tríplice Deusa da tradição celta, donzela, mãe e anciã, é homenageada dia 24 de maio.
Mãe tríplice é a deusa mãe dos celtas é representada como três mulheres, cada uma segurando um objecto diferente, como um cão, um peixe e um cesto. Três era considerado um número sagrado para os celtas, daí as figuras triplas ou deuses de três cabeças.
Para a Wicca, existe um Princípio Criador, que não tem nome e está além de todas as definições.
Desse princípio, surgiram as duas grandes polaridades, que deram origem ao Universo e a todas as formas de vida. Princípio feminino ou grande mãe.
A Grande Mãe representa a Energia Universal Geradora, o Útero de Toda Criação. É associada aos mistérios da Lua, da Intuição, da Noite, da Escuridão e da Receptividade. É o inconsciente, o lado escuro da mente que deve ser desvendado.
A Lua nos mostra sempre uma face nova a cada sete dias, mas nunca morre, representando os mistérios da Vida Eterna. Na Wicca, a Deusa se mostra com três faces: a Virgem, a Mãe e a Velha Sábia, sendo que esta última ficou mais relacionada à Bruxa na Imaginação popular. A Deusa Tríplice mostra os mistérios mais profundos da energia feminina, o poder da menstruação na mulher, e é também a contraparte Feminina presente em todos os homens, tão reprimida pela cultura patriarcal!

Um comentário:

  1. Voce disse tão pouco sobre este simbolo, poderia me falar tudo sobre ele? por favor?

    sinergia_tecnologia@hotmail.com


    ouvi dizer que este simbolo tem mais significados e origens do que está escrito aqui! se puder eu agradeço. este acima alem de email é msn tambem sinta-se avontade para me enviar qualquer material que se relacione com este simbolo.

    ResponderExcluir