Bem vindo ao Blog da Mesa Tau


sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Dia 08 de outubro - Dia Mundial do Ovo

Dia Mundial do Ovo, é uma comemoração móvel instituída pela International Egg Commission ou Comissão Internacional do Ovo, sediada na cidade inglesa de Londres, para promover o consumo do Ovo e numa alusão à "Lenda do Ovo de Colombo". É comemorado na segunda sexta feira de outubro.
A Comissão Internacional do Ovo, sediada em Londres, constituída hoje por 44 países, através de um acordo decidiu fazer uma homenagem ao ovo e a Cristóvão Colombo escolhendo o mês de outubro para ser comemorado o dia mundial do ovo:
Conta a história que depois de Cristóvão Colombo ter descoberto a América, seus opositores, invejosamente, insinuaram que cedo ou tarde a nova terra seria descoberta, pois bastava "refletir para se chegar a ela".Então, certo dia, à mesa com seus patrocinadores e alguns desses invejosos, discutindo sobre o potencial de sua descoberta, Colombo pediu que lhe trouxessem um ovo e disse: "Senhores, qual de vós sois capaz de manter esse ovo em pé sobre uma de suas extremidades?"O ovo circulou de mão em mão e foi novamente entregue a Colombo sem que ninguém tivesse resolvido o problema. Aí, segurando o ovo, o grande navegador genovês fixou o olhar em seus oponentes, bateu levemente o ovo sobre a mesa, esmagando uma de suas pontas, e o fez parar em pé."Assim é fácil", disse um dos presentes. E Colombo imediatamente respondeu com ironia: "É verdade, basta refletir".Sem tirar o mérito de Colombo, na Renascença, o arquiteto Filippo Brunelleschi já tinha colocado o ovo em pé, quando disputou a construção da Catedral de Florença, querendo mostrar que a cúpula da catedral poderia ser mantida sem apoio interno. Diante de uma platéia atônita de arquitetos e engenheiros, pegou um ovo, quebrou uma de suas extremidades e o colocou em pé, demonstrando que a cúpula poderia ser mantida sem apoio interno, mesmo que a base tivesse circunferência inferior à parte central, como o ovo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário