Bem vindo ao Blog da Mesa Tau


terça-feira, 5 de outubro de 2010

Dia 05 de outubro - Dia Mundial dos Professores

O Dia Mundial dos Professores foi instituído pela ONU (Organização das nações Unidas).

Texto literal do site da UNESCO:

Hoje, no Dia Mundial dos Professores, nós homenageamos todos os professores por seu papel central na formação da vida das crianças e por sua contribuição crítica para o desenvolvimento social, econômico e intelectual das nações. Os professores são agentes de mudança que impulsionam o surgimento de comunidades instruídas.
Muitos professores trabalham em circunstâncias extremamente desafiadoras, atendendo comunidades com altas taxas de pobreza, enfrentando violência dentro e fora de sala de aula, ou se confrontando com o desalentador impacto do HIV e da Aids em seus colegas, alunos e famílias. Há aqueles que tentam assegurar o direito à educação para 18,5 milhões de crianças refugiadas em todo o mundo. Nos países afetados por conflito, os professores são essenciais para a reconstrução e a consolidação da paz.
Aproveitamos esta oportunidade para enaltecer os esforços dos professores, principalmente das professoras que aceitam trabalhar em áreas de alto risco, marginalizadas e desfavorecidas, que alcançam os excluídos e dão a eles a perspectiva de uma vida melhor através da educação. Os professores também são essenciais para a recuperação e o crescimento sustentáveis em situações pós-conflito e de emergência. No Haiti, o devastador terremoto que assolou o país em janeiro passado ceifou a vida de cerca de 38.000 alunos e 1.300 professores e pessoal de educação. Segundo as estimativas da ONU, metade dos 20 milhões de pessoas afetadas pelas enchentes no Paquistão são crianças. Desde o começo, o sistema de ensino é prioridade para os esforços humanitários e de recuperação realizados nos dois países. Hoje prestamos homenagem especialmente à memória e à dedicação dos professores que perderam suas vidas em situações de emergência.
Os professores dão continuidade e segurança, tanto durante quanto após os desastres naturais e outras crises. Ao dar esperança para o futuro e fornecer a estrutura e a sensação de normalidade, eles ajudam a mitigar os efeitos do conflito, do desastre e do deslocamento. Eles oferecem o tão necessário apoio psicossocial para atenuar o trauma das crianças e dos jovens que testemunharam extrema violência, ou que sobreviveram à destruição de suas casas e à perda de seus familiares. Apoiar os professores em situações pós-crise é um investimento na paz e no desenvolvimento.
Embora muitos governos se esforcem para proteger os orçamentos para educação, o trabalho, o salário e as condições dignas de ensino/aprendizagem para os professores, o potencial impacto da recessão econômica mundial sobre a profissão docente nos causa enorme preocupação. Como um catalisador do crescimento e do desenvolvimento humanos, a educação é essencial para realizar todas as Metas de Desenvolvimento do Milênio (MDM) e as metas da Educação para Todos (EPT). Contudo, sem um número suficiente de professores bem treinados e profissionalmente motivados, corremos o risco de não cumprirmos com a promessa feita às crianças e aos jovens, há dez anos no Fórum Mundial de Educação, porque os professores são o coração do sistema de ensino.
Neste Dia nós exortamos à aderência à Recomendação OIT/UNESCO em relação à Situação dos Professores (adotada nesta data em 1966) e às Recomendação 1997 da UNESCO, em relação à Situação dos Docentes de Ensino Superior. A força moral destas Recomendações continua pertinente como sempre. Baixa condição social, baixo salário e precárias condições de trabalho infringem os direitos dos professores, ao mesmo tempo em que desestimulam os jovens talentos a ingressarem e permanecerem na profissão docente. A situação deve ser reconsiderada, em uma época em que o mundo precisa de aproximadamente 9.1 milhões de novos professores para alcançar as metas de educação internacionalmente acordadas para 2015.
A qualidade da formação dos professores também é importante. Professores bem treinados e devidamente remunerados estão mais bem equipados para oferecer uma educação decente e para atuarem como promotores ativos dos valores da cidadania, da paz e do diálogo intercultural. Assim, os governos são exortados a continuar a investir em políticas e programas nacionais viáveis para a formação, o recrutamento e incentivos para que, assim, os professores permaneçam e se desenvolvam na profissão. Ao mesmo tempo, instamos nossos parceiros de desenvolvimento a apoiarem os governos, principalmente nos países em desenvolvimento, em sua determinação de investir em professores bem treinados.
Também clamamos por maiores esforços e melhores estruturas de diálogo social, para que os professores tenham voz na tomada de decisão por meio de suas organizações democraticamente aceitais. Sem o insumo dos professores para elaborar as reformas da educação, os processos de recuperação terão poucas chances de alcançar suas metas.
No Dia Mundial dos Professores nós apelamos aos governos, às comunidades e às instituições nacionais e internacionais do mundo todo para que renovem seu compromisso com os professores, especialmente nos países mais pobres e naqueles afetados por conflito ou desastres. A reconstrução começa com os professores. A melhor forma de homenagearmos nossos professores é garantindo-lhes condições dignas de trabalho para que eles realizem sua missão de preparar a geração mais nova para que esta se transforme em cidadãos responsáveis, dotados de conhecimento e das capacidades necessárias para moldar um futuro sustentável.
Junte-se a nós hoje, 5 de outubro de 2010, para celebrarmos os professores do mundo todo!

Um comentário:

  1. Visitando as escolas de hoje e observando os alunos, devo dizer que tenha pena de quem resolve ser professor!

    ResponderExcluir