Bem vindo ao Blog da Mesa Tau


terça-feira, 22 de junho de 2010

Mais sobre a copa

Com o resultado de Portugal hoje, ele se destaca estatisticamete, assim a classificação final, utilizando um modelo estocático seria:

Quarto lugar - Argentina
Terceiro lugar - Uruguai
Segundo lugar - Paraguai
Primeiro lugar - Portugal
De hoje em diate os resultados serão mais criticos, pois os grupos serão fechados e os resultados serão somente ganhou ou perdeu, não existe mais empate. Para entender mais um pouquinho sobre cadeias de Marvov, temos que:

Uma maneira simples de visualizar um tipo específico de cadeia de Markov é através de uma máquina de estados finitos. Se você está no estado y no tempo n, então a probabilidade de que você se mova para o estado x no tempo n + 1 não depende de n, e somente depende do estado atual y em que você está. Assim em qualquer tempo n, uma cadeia de Markov finita pode ser caracterizada por uma matriz de probabilidades cujo elemento (x, y) é dado por

e é independente do tempo n. Estes tipos de cadeia de Markov finitas e discretas podem também ser descritas por meio de um grafo dirigido, onde cada aresta é rotulada com as probabilidade de transição de um estado a outro sendo estes estados representados como os nós conectados pelas arestas (Figura abaixo).

Um comentário: