Bem vindo ao Blog da Mesa Tau


domingo, 22 de agosto de 2010

Dia 22 de agosto - Dia Mundial do Folclore

O Dia Mundial do Folclore é comemorado, em quase por todos os povos do mundo, no dia 22 de Agosto.
Mas o dia 22 de Agosto não foi escolhido por acaso. Nesta data, em 1846, um arqueólogo inglês chamado William John Thoms criou a palavra “folclore” e sugeriu a uma revista de Londres, na Inglaterra, que a usasse quando fosse falar dos cantos, histórias e costumes dos povos.
Em inglês, folk, que significa povo, e Iore, estudo. Estudo das tradições, aquilo que nasceu do povo de forma natural, espontânea.
O folclore é a ciência que se ocupa de pesquisar, cultivar e revelar as nossas mais legítimas raízes culturais, aquelas que são mantidas pelo povo e passadas de mão em mão, de ouvido a ouvido, tornando-se, ao longo dos tempos, uma propriedade deste mesmo povo.
O folclore é a expressão de uma cultura. É a soma da cultura material, dos costumes e tradições de um povo expressos de diversas maneiras (oralmente, por escrito ou encenados).
Todos os povos têm folclore. Conhecê-lo e estudá-lo significa contribuir para que se mantenha vivo e, consequentemente, através da sua preservação é possível perpetuar cada cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário