Bem vindo ao Blog da Mesa Tau


quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Dia 12 de agosto - DIA NACIONAL DAS ARTES

O Dia Nacional das Artes foi criado por Lei Federal de 1931 para lembrar a criação, nesta data, em 1816, pelo Rei D. João VI, da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, hoje Escola de Belas-Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ.

Dada a diversidade das atividades realizadas por um artista, a Lei número 6533 e o Decreto número 82385, ambos de 1978, regulamentaram a profissão como 'Artista e Técnico em Espetáculos de Diversões' e reconhece mais de 100 funções, que foram divididas em Artes Cênicas, Cinema e Fotonovela. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, no Brasil há 68.757 com registro profissional - popularmente conhecido como DRT.

O teatro, a literatura, as artes plásticas, o cinema. Cada qual com sua importância, cada qual com suas idiossincrasias. A partir de meados da década de 90, o Brasil vem conhecendo uma extraordinária retomada de suas atividades culturais. O cinema foi a primeira área a beneficiar-se disso. O sucesso com que foram recebidos pelo público filmes como O Quatrilho, O Que é Isso Companheiro? e Central do Brasil, indica que o cinema brasileiro poderá reconquistar, a curto prazo, o lugar de destaque que havia alcançado no panorama cultural, no início dos anos 60. É um sinal de que a indústria cinematográfica tem futuro no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário